Cinco performers altos e vestidos elegantemente com ternos e gravatas limpavam os vidros dos carros que paravam no semáforo do cruzamento. Em vez de pedir dinheiro pelo serviço, os “limpadores” davam moedas aos motoristas que lhes permitiam fazer seu serviço.
A performance “ternos, baldes e rodinhos” pretende discutir, lidando diretamente com os antagonismos existentes no serviço do “flanelinha” nos sinais de trânsito (limpeza do vidro/sujeira do limpador, riqueza/pobreza), um problema social tão presente nas grandes cidades.
De maneira sutil, as pessoas atingidas, tanto as que apenas viram quanto aquelas que participaram diretamente da performance permitindo que os vidros de seus carros fossem lavados, além dos performers, passaram a ver, após a apresentação que durou cerca de 2 horas, com outros olhos o problema da falta de emprego nas grandes cidades e o serviço prestado por esses cidadãos marginalizados.
Concepção: João Vilnei
Categoria: Performance
Performers: João Vilnei, André Lopes (Jedi), Edmilson Jr (Juin), Thomas Fernandes, Tobias Gaede
Produção: João Vilnei, André Lopes (Jedi), Edmilson Jr (Juin), Chris Salas Roldan, Tobias Gaede, Wellington Jr (Tutunho), Greta Frota, José Cândido, Flávia Salcedo, Dadylla Rabelo.
Registro
fotográfico: Chico Monteiro e Igor Grazziano
audiovisual: Fred Benevides e Igor Grazziano