ETC. Rapadura – II Seminário Balbucio de Arte Contemporânea
Data: 31 de março a 2 de abril de 2006
Local: Auditório da Biblioteca de Ciências Humanas. Av. da Universidade, 2853 – Benfica
Performance, arte contemporânea, comunicação e novas tecnologias. Estes e outros assuntos serão discutidos no II Seminário [bawbus´iu] de Arte e Comunicação, que será realizado de 31 de março a 2 de abril deste ano. O evento é promovido pelo Projeto [bawbus´iu], do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Ceará, e abre as atividades do ETC Rapadura.
A programação conta com grandes nomes da área. O Prof. Dr. Arlindo Machado, do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP, participa da conferência “Arte e Tecnologia: Como Politizar a Discussão”. Já o Prof. Dr. Gilmar de Carvalho, do curso de Comunicação Social da UFC, fala sobre “A Performance Dessacralizada”. O terceiro convidado, o Prof. Dr. Artur Matuck, da Escola de Comunicações e Artes da USP, ministra a conferência “Projeto Interpresença: pesquisa em mediatectura e comunicação interativa”. Além disso, performances e apresentações musicais compõem os três dias do evento.
O ETC Rapadura é uma das atividades do [bawbus´iu], projeto de extensão do curso de Comunicação Social da UFC que investiga as relações instauradas na contemporaneidade entre comunicação, arte, corpo e tecnologias atuais de informação. O título ETC Rapadura se refere a um verso do poema Biografia de Sanção, de Patativa do Assaré. A proposta investiga, por meio de acadêmicas (conferências) e artísticas (performances, exposições, intervenções urbanas, música) as relações entre comunicação, arte, corpo e tradição.
O espaço urbano será o locus privilegiado dessa investigação. Algumas das preocupações da atividade são trabalhar com as relações entre tradição e modernidade, corpo e cidade, modos contemporâneos de ocupação do espaço urbano e revitalização do bairro Benfica e seus aparelhos culturais (auditórios, teatros, cinemas, praças, museus). ETC Rapadura contribuirá significativamente para o incremento do campo da cultura na cidade e do Pólo Cultural do Benfica.
Sansão nasceu no Japão,
Por meio de uma fratura,
Sua Mãe era Maria
Filostimina Ventura,
Seu Pai, João Pitolomeu
E o seu Avô Galileu
ETC rapadura
(Patativa do Assaré, Biografia de Sanção)
PROGRAMAÇÃO
Dia 31 de Março de 2006
19h
CONFERÊNCIA
Arte e Tecnologia: Como Politizar a Discussão
Prof. Dr. Arlindo Machado
Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP
Dia 01 de Abril de 2006
19h
CONFERÊNCIA
A Performance Dessacralizada
Prof. Dr. Gilmar de Carvalho
Curso de Comunicação Social da UFC
21h
PERFORMANCE Cores Berrantes
Projeto [bawbu´siu]
Curso de Comunicação Social da UFC
22h
EXPERIMENTAL JAM
Apresentação de música experimental com bandas e artistas locais.
Dia 02 de Abril de 2006
18h
CONFERÊNCIA
Projeto Interpresença: pesquisa em mediatectura e comunicação interativa
Prof. Dr. Artur Matuck
Escola de Comunicações e Artes da USP
DOS CONFERENCISTAS Arlindo Machado
Arlindo Machado é professor do Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica da PUC-SP e do Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Universidade de São Paulo. Seu campo de pesquisas abrange o universo das chamadas imagens técnicas, ou seja, as imagens produzidas por meio de mediações tecnológicas diversas (fotografia, cinema, vídeo e atuais mídias digitais). Sobre esses temas, publicou os livros Eisenstein: Geometria do Êxtase (São Paulo, Brasiliense, 1982), A Ilusão Especular (São Paulo, Editora Brasiliense, 1984), A Arte do Vídeo (São Paulo, Brasiliense, 1988), Máquina e Imaginário: o Desafio das Poéticas Tecnológicas (São Paulo, EDUSP, 1993) e o CD-ROM Ensaios sobre a Contemporaneidade (São Paulo, PUC, 1994), além de vários artigos em jornais e revistas do Brasil e do exterior. É também co-autor de Os Anos de Autoritarismo: Televisão e Vídeo (Rio de Janeiro, Zahar, 1985) e Rádios Livres: a Reforma Agrária no Ar (São Paulo, Brasiliense, 1986).
Artur Matuck
É formado em artes pela ECA/USP, onde, atualmente, é professor, e pós-graduou-se em artes visuais pela Universidade da Califórnia, em San Diego, depois de ter conseguido bolsa da Fundação Fullbright para fazer uma pesquisa sobre o copyright na Universidade de Iowa. Artista multimídia, videomaker, performer e escritor, Matuck desenvolveu também, em 1991, o projeto Reflux, na Carnegie-Mellon University, em Pittsburgh, e outro sobre escritura alterada por computador, na Universidade da Flórida, em Gainesville. Foi um dos pioneiros em arte-comunicação no Brasil. Apresentou a videoinstalação Alpha Centauri Stelo Binara, na 17ª Bienal Internacional de São Paulo (1983). Uma parte significativa do trabalho de Matuck tem inspiração ecológica como seu vídeo Emanatio-Profanatio (1977), que trata do sacrifício de bezerros por um fazendeiro do Estado de Wisconsin, movido por razões políticas; e Brahminicide (1977), que mostra o processo tecnológico de matança de porcos na cidade de Iowa. Numa perspectiva mais politizada, Matuck fez também Maurício Prisoner (1981), reconstrução fictícia do lento processo de enlouquecimento de um militante tupamaro numa prisão uruguaia. Para a realização desse trabalho, Matuck utilizou apenas um ator, um pequeno quarto com uma escada e os objetos comuns ali encontrados. As imagens do mundo exterior vão se transfigurando lentamente em projeções interiores da fantasia alucinada do prisioneiro. Ainda em 1981, Matuck fez Ataris Vort in the Planet Megga (primeira versão; haveria ainda uma segunda, preparada para a Bienal Internacional de São Paulo, em 1983), um enredo experimental de ficção científica, no qual o autor usa fartamente os efeitos eletrônicos a que teve acesso na Universidade de San Diego. Esse vídeo daria início a uma série de experiências, que se desdobrariam durante toda a década de 80 e começo dos anos 90, envolvendo uma estranha espécie de ficção científica videográfica, com exploração de recursos eletrônicos até então inéditos.
Gilmar de Carvalho
É mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (com Publicidade em Cordel, Maltese, São Paulo, 1994) e doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC – São Paulo (com Madeira Matriz, Annablume, São Paulo, 1999, prêmio Sílvio Romero, da Funarte, deste mesmo ano). Professor do Curso de Comunicação Social e do Mestrado em História Social da UFC. Mais de vinta títulos lançados e publicação de artigos em revistas nacionais e estrangeiras.
Categoria: Projeto, evento, seminário
Comissão Organizadora: André Quintino Lopes, Antônio Wellington de Oliveira Júnior, Christiane Salas, Dadylla D. Nobre Rabelo, Edmílson Forte de Miranda Júnior, Flávia Salcedo, Francisco de Assis Monteiro, Greta Frota Moraes de Andrade, João Vilnei de Oliveira Filho, Marcela Belchior Gomes de Matos, Maria Caram Santos Oliveira, Paulo Roberto Oliveira da Silva e Tobias Sandino Gaede
Performers na apresentação do trabalho Glossolalic Machine #1: André Quintino Lopes, Antônio Wellington de Oliveira Júnior, Edmílson Forte de Miranda Júnior, João Vilnei de Oliveira Filho e Tobias Sandino Gaede
Performers na apresentação do trabalho Cores Berrantes: André Quintino Lopes, João Vilnei de Oliveira Filho e Tobias Sandino Gaede