Data: 25/11/2006 a 28/11/2006
Local: Rua Senador Pompeu, 2723, Benfica
Evento: Casa da Santa
Cenóbio: “habitação de cenobitas, de monges; convento”¹.
O processo de dicionarização, subsumindo a conceituação do termo ao poder generalizador e atualizador que define os limites da ação, as especificidades e o telos da sua função metalingüística, opera uma contração inevitável no campo semântico relativo àquele termo.
Na origem, a palavra não se aplica a um espaço físico, mas a um modo de vida [do grego koinóbios: “que vive em comunidade”]. E, se hoje, o nome pode referir-se a qualquer tipo de habitação religiosa, na antiguidade era aplicado apenas àquelas comunidades a cujos membros, indistintamente, impõem um ritmo só, forçam uma unidade de tempo (comunidades idiorrítmicas: respeito aos ritmos individuais)². A ideia de unidade de tempo forçada que a palavra, na origem, carrega, é o que estrutura o Cenóbio.
Partindo da aproximação foucaultiana entre confissão e psicanálise como espaços para se falar da sexualidade³, são lançados hibridismos (divã-genuflexório, padre-Freud, confissionário-consultório), deslocamentos e subversões (hóstias como tapete e na padronagem do papel de parede), acumulações (conformada pela figura de um corpo sem cabeça, mas sem respeitar nenhum encadeamento lógico, uma sequência de imagens variadas é projetada no divã) e metáforas (ao ajoelhar-se no genuflexório o rosto do observador é projetado naquele corpo sem cabeça, mas se volta-se para ver-se ali seu rosto some) como procedimentos de sincronização dos tempos/ritmos psicanalítico e religioso.
¹ DICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUESA ON-LINE.
² BARTHES, Roland. Como viver junto: simulações romanescas de alguns espaços cotidianos. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
³ FOUCAULT, Michel. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro:Edições Graal, 2001.
Concepção: Wellington Jr (Tutunho) e Edmilson Jr (Juin)
Categoria: Video-instalação
Produção: Edmilson Jr (Juin), Tobias Gaede, João Vilnei, André Lopes (Jedi)
Material: Divã/Genuflexório, projetores, óstias e câmera de vigilância
Marcenaria: Edmilson da Silva (Paulista), Edmilson Jr (Juin)
Registro
fotográfico: Igor Graziano